Publicidade
Publicidade
As crianças voltam à escola para começar uma nova rotina e atenção, pais! Mudar de professor durante o primeiro ciclo é bom ou mau?
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Uma preocupação frequente é a mudança de professor, entre anos, durante o primeiro ciclo. É uma altura em que os alunos ainda estão a perceber qual é a dinâmica da vida escolar e o professor tem um papel essencial. A descoberta e o início das aprendizagem podem ser assustadoras para as crianças, que acabam por ver no professor alguém em quem podem confiar. É com o professor que passam a maior parte do dia e é nele que os medos e as esperanças são depositadas.
A mudança de professor não tem de ser repentina. É um aspecto que precisa de ser trabalhado para que as crianças reajam bem e se saibam adaptar a um novo professor. ”Estas transições preparam-se. Há coisas das quais eu acho importante irmos preparando e irmos dando as ferramentas para eles lidarem com a mudança”, explica a psicóloga, acrescentando ainda que é também um trabalho que deve ser feito pela escola.
“Vamos tentando dosear para que os miúdos tenham acesso a professores diferentes e a maneiras diferentes de ensinar, porque achamos que isso também é muito rico. E se começarem a trabalhar isto gradualmente, têm muito mais facilidade depois na adaptação do que se estiverem sempre ligados à mesma professora”
Texto: revista Jet7/redação
Fotos: D.R/divulgação
Publicidade