Publicidade
Publicidade
Corpo de José Eduardo dos Santos a caminho de Angola, de acordo com o comunicado do governo angolano, entretanto divulgado, os restos mortais do antigo presidente de Angola chegam na tarde deste sábado a Luanda.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O executivo angolano não adianta, contudo, a data e o programa das exéquias fúnebres.
José Eduardo dos Santos, que governou Angola de 1979 a 2017, morreu, a 8 de julho, com 79 anos, em Barcelona, Espanha, onde passou a maior parte do tempo nos últimos cinco anos.
Duas fações da família dos Santos disputaram, na Vara de Família do Tribunal Civil da Catalunha, quem ficará com a guarda do corpo de José Eduardo dos Santos.
De um lado, está Tchizé dos Santos e os irmãos mais velhos, que se opõem à entrega dos restos mortais à ex-primeira-dama e são contra a realização de um funeral de Estado antes das eleições de 24 de agosto em Angola para evitar aproveitamentos políticos.
Do outro, está a viúva Ana Paula dos Santos e os seus três filhos em comum com José Eduardo dos Santos, que reivindicam também o corpo e querem que este seja enterrado em Angola nos próximos tempos.
Na quarta-feira, o tribunal decidiu-se pela atribuição do cadáver à antiga mulher e autorizou a trasladação para Angola, depois de concluir definitivamente que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais.
No entanto, na sexta-feira, o tribunal de Barcelona tinha admitido o recurso de Tchizé dos Santos, que contestava a atribuição da custódia do corpo do ex-presidente de Angola. A verdade é que, apesar desse recurso ter sido aceite, nesta altura, o corpo de Eduardo dos Santos está a caminho de Luanda.
Texto: revista Jet7/redação
Fotos: D.R/divulgação
Publicidade