Já deixou gravado o concurso ‘Hell’s Kitchen’ com famosos na SIC, cujo a data de estreia ainda não terá sido anunciada , o ‘chef’ jugoslavo Ljubomir Stanisc, de 45 anos de idade, já não quer saber da televisão e cozinha…essa é só para amigos ! Agora mostra-se dedicado à em bricolage com a garra que lhe é característica no seu monte em Santa Margarida da Serra, nos arredores de Grândola, no Alentejo.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Numa das últimas fotografias que publicou a rede social Instagram, Ljubo mostra uns candeeiros de cortiça feitos por si à mão para iluminar o monte onde se refugiou no Alentejo com a família. “Candeeiros homemade. Não se aceitam encomendas”, escreveu, tendo o chef Luís Barradas reagido, dizendo: “Já te podes reformar, futuro garantido”.
Só que o jugoslavo não se fica apenas pelos materiais que a terra dá ao natural para fazer os seus trabalhos de bricolage e passa os seus dias agarrado à maquinaria. “Arranjo qualquer desculpa para usar a motosserra”, coloca na legenda de um vídeo onde se vê Ljubo a fabricar, com uns troncos de árvore e umas ferragens uma estante lá para a casa do monte.
Além de pequenos trabalhos de serralharia ou carpintaria, o ‘chef’ da televisão também criou no seu monte grande espaços com as suas próprias mãos. “Na palavra sustentabilidade cabem muitas outras. Reciclagem, aproveitamento, trabalho, respeito pela natureza, pelas memórias, responsabilidade material e social. E isso aplica-se na cozinha – mas também fora dela. Provas? A estufa que acabámos de construir só com ‘restos’. E não foi preciso fazer caldos nem refogados”, conta, ilustrando com um vídeo onde se vê Ljubo empenhado a construir um novo refúgio.
Texto: revista Jet7/redação
Fotos: D.R/divulgação
Publicidade