Chama-se ‘O Ensaio’ e pode ser agora visto por todos em Paço de Arcos: é composto por duas esculturas em bronze de Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, duas das figuras mais importantes da cultura portuguesa contemporânea e dois artistas muito queridos a Oeiras. A peça, do escultor António Vidigal, é uma homenagem da Câmara Municipal de Oeiras a “dois grandes amigos que caminharam nestas ruas. Eunice e Ruy, que hoje celebramos, fazem de Paço de Arcos, de Oeiras e de Portugal, lugares melhores”, afirmou o Presidente da CMO, Isaltino Morais, que presidiu a cerimónia.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A inauguração, começou com um momento musical do Quinteto de Sopros da Orquestra de Câmara Portuguesa. Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, Ruy de Carvalho e o filho de Eunice Muñoz, António Muñoz Borges, e muitos colegas de profissão de Ruy e Eunice.
“A minha mãe gostava muito de estar neste sítio e de andar por aqui. A escolha do sítio é ótima e ela ficaria muito contente”, disse António Muñoz Borges, que foi convidado a falar durante a tarde.
Já Ruy de Carvalho agradeceu a todos os presentes, “com muita ternura”. Pedro Adão e Silva, que esteve presente também para prestar homenagem, mencionou que “o teatro e o palco são o lugar da empatia e dos laços. Fazer esta homenagem é perpetuar esta amizade.”
O monumento escultórico foi criado por António Vidigal, a convite da Câmara Municipal de Oeiras, para homenagear os dois atores, a sua amizade e também o espaço cénico. A peça encontra-se na Praça Guilherme Gomes Fernandes, requalificada recentemente e inaugurada também hoje. (Fonte: C.M. Oeiras.)
Texto: revista Jet7/redação
Fotos: D.R/divulgação
Publicidade