Maria Antonia Palla tem 90 anos , licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, mas enveredou pela carreira de jornalista, tendo sido uma das primeiras mulheres a integrar uma redacção, com tarefas indiferenciadas. Amiga e seguidora de Maria Lamas, escreveu em revistas e jornais e fez reportagens sobre a situação das mulheres.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Defensora de que as mulheres têm direitos e que esses direitos são específicos e estão ligados à condição feminina. Acredita que na luta pela igualdade de género, é da igualdade de direitos que se trata, não pressupondo que as mulheres sejam iguais aos homens. «As mulheres devem preservar a sua diferença, porque ela é enriquecedora» – diz.
A mãe de António Costa, é também uma das fundadoras da segunda biblioteca feminista da Europa , que ontem celebrou uma década , desde que abriu em Lisboa .
Júlia Pinheiro esteve presente no jantar dos 10 anos da Biblioteca Ana de Castro Osório, e fez uma foto com a fundadora que partilhou com uma mensagem de admiração nas redes socias, chamando-a de “mãe espiritual” .
Recorde-se que em novembro Júlia Pinheiro já tinha entrevistado no seu programa das tarde , Maria Antónia Palla.
Texto: revista Jet7/redação
Fotos: D.R/divulgação
Publicidade