Os arquipélagos dos Açores e da Madeira revelam-se destinos de sonho. Embora muitos portugueses ainda não tenham realizado a experiência de visitar estes destinos, eles são conhecidos.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
No presente artigo, iremos valorizar as qualidades do Arquipélago das Berlengas. Este arquipélago esconde diversas atrações que o tornam num local imperdível.
Localização
O Arquipélago das Berlengas está presente na plataforma continental portuguesa. Este pequeno arquipélago encontra-se a meras 5,7 milhas do Cabo Carvoeiro (Peniche). O Arquipélago das Berlengas é formado por um conjunto de pequenas ilhas e recifes costeiros distribuídos por três grupos. São eles: a Ilha da Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas.
O Arquipélago das Berlengas está presente a apenas 16 km de Peniche, a oeste. O arquipélago consiste num possante bloco granítico. O território deste arquipélago pertence à freguesia de São Pedro, concelho de Peniche.
Riqueza natural
O património biológico do Arquipélago das Berlengas é bastante rico. A importância do Arquipélago das Berlengas revela-se a diferentes níveis, por isso, em setembro de 1981, o arquipélago das Berlengas foi classificado como Reserva Natural.
Principais atrações das Berlengas
Forte de S. João Baptista
O forte serviu como prisão entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Em 1914, o Forte foi votado ao abandono, após a saída da última guarnição, tendo servido de refúgio a pescadores de lagosta, por exemplo. O Forte de S. João Baptista sofreu algumas obras nos anos 30 (do século XX). Contudo, nos anos 50, o forte foi totalmente recuperado, tendo sido transformado numa pousada pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Atualmente, a Casa Abrigo do Forte é gerida pela Associação Amigos da Berlenga.
Bairro dos Pescadores – ‘Comandante Andrade e Silva’
Este bairro foi construído na encosta do carreiro do mosteiro, encontrando-se sobre as ruínas do antigo Mosteiro da Misericórdia. Os pescadores das Berlengas tiveram que se abrigar nas grutas da ilha, na sequência da reabilitação do Forte de São Batista que ocorreu em 1941.
O Comandante Andrade e Silva mandou construir este bairro para dar o devido abrigo a estes pescadores durante as campanhas. Devido a isso, o bairro era conhecido como bairro Comandante Andrade e Silva. O Bairro dos Pescadores foi construído em 1943 pela Junta Central das Casas dos Pescadores, sendo resultado de uma colaboração com a Capitania do Porto de Peniche.
Farol do Duque de Bragança
O farol foi construído em 1841. Ele é constituído por uma torre quadrangular de 29 metros de altura e está presente no ponto mais alto da ilha da Berlenga. No início, o azeite era usado como combustível para emitir luz. Anualmente, utilizavam-se 2 500 toneladas de azeite para esse fim. Não era o melhor mecanismo, até era fraco.
Castelinho
Este espaço foi construído no ano de 1952, tendo sido realizado o reaproveitamento de alguns silhares calcários que pertenciam ao mosteiro que existiu na zona. O Castelinho ainda conserva um teto em abóboda.
Contudo, atualmente, o espaço funciona como minimercado e serviço de bar. O Castelinho corresponde a uma reminiscência da antiga atalaia do século XVI, sobranceira ao antigo ancoradouro.
Estas são algumas das principais atrações do Arquipélago da berlengas um espaço único que tem mesmo que visitar!
fonte: ncultura.pt
Publicidade