Publicidade
Publicidade
Carlos Cruz cumpriu seis anos de prisão por dois crimes de abuso sexual de menores cometidos contra um ex-aluno da Casa Pia, mas foi condenado a pagar uma indemnização de €50 mil a duas vítimas, €25 mil a cada uma: o rapaz pelo qual foi condenado e outro cuja pena caiu depois de um recurso para a Relação de Lisboa. Mas, afinal, o que aconteceu? Segunda avança o semanário Expresso, já em 2010 e depois de seis anos de julgamento, Carlos Cruz foi condenado a sete anos de prisão por crimes de abuso sexual cometidos contra dois menores: Luís M. e Lauro D., ambos alunos da Casa Pia. A defesa recorreu, alegando que houve uma alteração substancial dos factos no acórdão que o condenou e que não se pôde defender disso porque não foi informado. Em causa, estavam os crimes cometidos em Elvas, na moradia que passou à história como a casa das orgias.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dois anos depois, o Tribunal da Relação de Lisboa deu-lhe razão e mandou repetir essa parte do julgamento. Ao mesmo tempo, fixou a pena do ex-apresentador em seis anos de prisão por dois crimes cometidos contra Luís M. “Mantêm-se as duas penas parcelares de 4 (quatro) anos e 6 (seis) meses de prisão impostas pela primeira instância ao arguido Carlos Cruz, pela prática de dois crimes (…), na pessoa do assistente L. M. (…) Em cúmulo jurídico destas duas penas parcelares (…), condena-se o arguido Carlos Pereira Cruz na pena única de 6 (seis) anos de prisão”, diz o acórdão a que o Expresso teve acesso. Estes crimes terão sido cometidos numa casa da Avenida das Forças Armadas, em Lisboa.
No ano seguinte, em 2013, o mesmo coletivo presidido por Ana Peres que tinha condenado Carlos Cruz a sete anos de prisão, absolveu-o dos crimes alegadamente cometidos em Elvas, tanto contra Lauro D. como Luís M., mas manteve a condenação pelos crimes cometidos contra Luís em Lisboa. Só que, apesar da absolvição, Ana Peres não deixou cair o pagamento de indemnização a Lauro D., o que significa que Carlos Cruz tem de pagar uma indemnização às duas vítimas, apesar de, no final, ter sido condenado apenas por crimes contra uma delas, conta o Expresso desta semana, uma semana depois do Tribunal reafirmar que é devida a indemnização de 50 mil euros por parte de Carlos Cruz, atualmente com 80 anos. O antigo “senhor Televisão” vive em Cascais, nunca casa arrendada e aufere de uma reforma de cerca de 3 mil euros . Colabora semanalmente com o jornal tal&qual.
Publicidade