Publicidade
Publicidade
Apesar da sua discrição, Joana a irmã de Renato, médica de 37 anos, é uma referência na zona centro e mais propriamente na cidade de Cantanhede.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quando o antigo presidente da autarquia João País de Moura anunciava a sua recandidatura à Câmara de Cantanhede, o nome de Joana Seabra estava no programa como mandatária e ainda estávamos em 2009, mas já havia uma certeza a jovem médica e antiga estudante do quadro de honra iria tornar-se numa referência da terra e já valia. Mais de uma década depois, confirma-se. Joana não é poupada em elogios pelos “seus pares” e por quem com ela se cruza. Atualmente a desempenhar funções no centro de saúde de São Martinho do Bispo, a médica de família é casada com o farmacêutico e empresário José Malta um apaixonado por Ténis. Ambos construíram uma família, os dois filhos, Maria de 11 anos e Afonso de 7, são hoje a “força de viver” de Odília Pereirinha.
A mãe de Renato Seabra, condenado pela morte do cronista Carlos Castro e que está preso na clinton correctional Facility uma das piores prisões dos Estados Unidos (onde ficará pelo menos até 2036, altura em que, o antigo manequim terá 46 anos) já perdeu qualquer esperança, ou possibilidade de ver alguma alteração. Terá mesmo desistido por completo. Não fala sobre assunto. Nem sobre o filho a ninguém. Contrariamente à filha e ao genro, que são duas personalidades muito ativas da sociedade na região, Odília, não conseguiu seguir em frente com rigorosamente nada.
Desde o dia 7 Janeiro de 2011 que tudo mudou. É como se carregasse uma “cruz”. A única exceção foi a alegria de ser avó. Por toda cidade há muito que o assunto foi se diluindo com o tempo. Ninguém fala, exceto uma antiga funcionária que trabalhava no quiosque à data dos factos. “O que é que a gente vai dizer? Já pouco ou nada a vemos, e quando vejo a senhora, dá-me um aperto aqui no coração”. diz com voz embargada e rapidamente termina “eu também sou mãe, sabe. Tenho filhos… Olhe nem é bom pensar, que Deus nos livre…”
Texto: revista Jet7/redação
Fotos: D.R/divulgação
Publicidade