A situação de contingência em Portugal, por causa dos incêndios, vai prolongar-se de sexta-feira até domingo, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa. “Hoje será o dia mais grave em termos de temperaturas”, alertou o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro disse que quarta-feira “foi um dia muito duro”, com mais de 200 ocorrências, e insistiu na necessidade de mais cuidado par evitar novos focos de incêndio. “Um pequeno descuido pode dar numa grande tragédia”, avisou António Costa.
“A generalidade dos incêndios está a ocorrer junto das localidades, ou seja, perto dos locais onde há seres humanos”, referiu António Costa.
“Temos todos de ter extremo cuidado para que não haja mais incêndios”, disse o primeiro-ministro, sublinhando que “a resposta não é mais meios, é mais cuidado”.
Ainda assim, António Costa disse que “foram solicitados mais meios”, ao abrigo do mecanismo europeu de solidariedade e que neste momento “dois aviões Canadair estão a operar em Portugal”, entre os vários meios aéreos a atuar esta quinta-feira.
Fonte:jn.pt