Publicidade
Publicidade
A água é uma das fontes essenciais para o ser humano – é uma afirmação óbvia se pensarmos que o ser humano só sobrevive alguns dias sem ela. A um nível mais profundo, previne o nevoeiro cerebral, a sensação de cansaço, dores de cabeça ou ainda tonturas, alguns sinais associados à desidratação. Mas sabia que também ajuda a emagrecer?
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os estudos sugerem uma relação de causa-efeito entre a água e o consequente emagrecimento. Num deles, os cientistas descobriram que bastava beber meio litro para se aumentar o número de calorias queimadas ao longo de uma hora, um fenómeno que tem diversas explicações.
Sabia que beber água antes de cada refeição faz com que a pessoa se sinta mais saciada, o que a leva a comer menos. Contudo, mais eficaz do que fazer isto para enganar a fome, é bebê-la regularmente durante o dia, a fim de evitar a sensação de sede, um sinal claro de desidratação. Outro ponto a ter em conta é que, por vezes, o cérebro confunde a necessidade de água por comida, contribuindo para os quilos a mais na balança.
Substituir bebidas gasificadas ou outras por água é, claro, a melhor decisão a tomar por quem quer perder peso. Outra vantagem: aumentar o consumo diário de H2O em apenas um copo pode reduzir um futuro ganho de peso em 0,13 quilos, segundo um artigo do site Healthline.
Quantos litros devo beber para perder peso?
O consumo depende de indivíduo para indivíduo, consoante fatores como o peso, a idade, o clima onde vive, entre outros. No geral, as autoridades de saúde recomendam a ingestão de um a dois litros de água por dia, cerca de oito copos, mas este não se trata de um valor linear. A Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos aconselha que as mulheres bebam 2,7 litros por dia, um a menos do que os homens (água consumida através dos alimentos também), de acordo com a publicação Insider.
fonte: máxima
Publicidade